Em um avanço significativo para a aviação civil brasileira, a GOL Linhas Aéreas alcançou um marco importante ao receber, em 06 de fevereiro de 2024, a autorização final da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para realizar decolagens especiais por instrumentos RNP-AR DP no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Esta certificação especial não apenas reforça o compromisso da companhia com a segurança e eficiência operacional, mas também promete transformar a experiência de voo para passageiros e tripulação, especialmente em condições meteorológicas adversas.

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Decolagens em Condições Meteorológicas Restritivas

O procedimento RNP-AR DP (Required Navigation Performance – Authorization Required Departure Procedure) representa uma evolução notável na capacidade operacional da GOL, permitindo decolagens seguras mesmo quando o teto e a visibilidade estão abaixo dos padrões convencionais. Tradicionalmente limitadas a condições de no mínimo 700 pés de teto e 4000 metros de visibilidade, as decolagens no Santos Dumont agora podem ser realizadas com teto zero e apenas 800 metros de visibilidade, graças a este avançado procedimento de navegação.

Um Esforço Colaborativo para a Inovação

A obtenção da certificação RNP-AR DP pela GOL foi o resultado de um esforço colaborativo que começou em 2023, envolvendo não apenas a companhia aérea e a ANAC, mas também o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Força Aérea Brasileira), a fabricante de aeronaves BOEING e a ALTA (Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo). Este processo exigiu uma série de adaptações, incluindo modificações em manuais e procedimentos operacionais, além de extensos testes e treinamentos para pilotos, culminando em um período de validação rigoroso.

Treinamento Especializado para Pilotos

Para garantir a máxima segurança e eficiência na adoção do novo procedimento, os pilotos da GOL que operam no Aeroporto Santos Dumont estão recebendo treinamentos específicos. Até o final de maio, todos estarão plenamente qualificados para utilizar o RNP-AR DP, assegurando que a companhia possa oferecer aos seus clientes uma experiência de voo ainda mais confiável e confortável.

Impacto Positivo nas Operações Aéreas

André Cruz, COO da GOL, destacou o impacto positivo que a certificação RNP-AR DP terá nas operações da companhia, especialmente durante a temporada de inverno carioca, conhecida pela formação de nuvens baixas e nevoeiros. A implementação deste procedimento de última geração não apenas evitará atrasos e cancelamentos devido a condições meteorológicas, mas também melhorará significativamente a previsibilidade e a qualidade das operações no Santos Dumont, beneficiando toda a malha aérea da GOL.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).