Em 28 de junho, uma cerimônia em Teerã marcou a transmissão do cargo de Adido de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutico junto à Representação Diplomática do Brasil na República Islâmica do Irã. O evento foi liderado pelo Encarregado de Negócios do Brasil no Irã, Carlos Roberto Bevilaqua Penna, e contou com a participação de diplomatas, funcionários da embaixada, convidados e familiares. Nesta ocasião, o Coronel Nilson Viana Gramosa passou o cargo para o Coronel Pedro Ivo de Almeida Silva, após dois anos de missão.
Visita ao Comando da Marinha Iraniana
Poucos dias após a cerimônia de transmissão do cargo, em 6 de julho de 2023, o Comandante da Marinha iraniana, Almirante Shahram Irani, convidou o Coronel Nilson Viana Gramosa, Adido substituído, e o Coronel Pedro Ivo de Almeida Silva, Adido substituto, a visitarem o Comando da Marinha da República Islâmica do Irã. Durante a visita, o Almirante Irani expressou seu agradecimento pela receptividade dos navios iranianos no porto do Rio de Janeiro e estendeu um convite à Marinha do Brasil para visitar o Irã.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
A Aditância de Defesa do Brasil no Irã
A Aditância de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutica do Brasil na República Islâmica do Irã foi estabelecida em 1976. Ela é responsável por tratar de assuntos de interesse do Ministério da Defesa e das Forças Armadas Brasileiras no Irã, agindo como uma ponte fundamental para o diálogo e a cooperação entre os dois países em assuntos militares e de defesa.
120 Anos de Relações Diplomáticas
Este ano, Brasil e Irã comemoram 120 anos de relações diplomáticas. A troca de Adidos é apenas uma parte da parceria cada vez mais forte entre os dois países, um relacionamento que se tornou particularmente relevante na atualidade. À medida que o Brasil e o Irã continuam a desenvolver seus laços, a função do Adido de Defesa desempenha um papel cada vez mais importante para manter e fortalecer essa relação.