Em uma semana marcante na Escola Superior de Defesa (ESD), situada em Brasília (DF), ocorre o Estágio de Logística e Reembolso em Operações de Paz (ELROP). Organizado pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), entidade militar pertencente ao Exército Brasileiro, o evento está sendo realizado de 31 de julho a 4 de agosto.
É neste ambiente que os capacetes azuis – nome popular dos militares engajados em missões de paz ao redor do mundo – unem-se em prol de um objetivo maior: a pacificação de conflitos e a promoção da paz. Nos últimos anos, o Brasil tem ganhado cada vez mais destaque nesse cenário, atuando sob as diretrizes das Organizações das Nações Unidas. Portanto, garantir a capacitação adequada e atualizada dos militares voluntários às missões de paz é uma necessidade primordial.
Integração Global e Experiência Prática
O ELROP conta com a participação de cerca de 40 militares, incluindo representantes da Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB), Força Aérea Brasileira (FAB), Forças Auxiliares e Forças Armadas de nações amigas. Portugal, Uruguai e Peru enviaram representantes, refletindo a importância internacional do evento. O treinamento é focado naqueles que assumirão posições de liderança em órgãos internacionais, abrangendo funções de Direção Geral, Setorial, assistência direta e imediata, além de condução operacional, logística e administrativa das Operações de Paz.
A duração do Estágio é de duas semanas, com a primeira fase ocorrendo à distância e a segunda, iniciando nesta segunda-feira (31), de forma presencial. As atividades são voltadas para a logística do Ministério da Defesa do Brasil nas Operações de Paz, o Sistema de Logística da ONU para Operações de Paz e o Sistema de Reembolso da ONU, com foco no Manual do Contingent Owned Equipment (COE).
Conhecimento Teórico e Vivência Prática
Coordenando o Estágio, o Capitão de Corveta Lucas Ranulpho Vieira Silva destaca que a atividade abordará questões logísticas e de reembolso para capacitar os militares a assessorar seus comandos. “Será a oportunidade de unir a teoria com as experiências das maiores autoridades no assunto no Brasil”, disse.
Durante o Estágio, os militares terão a oportunidade de assistir a uma apresentação da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FAMBRAS), visando entender as peculiaridades culturais da religião islâmica, essenciais para a preparação dos militares brasileiros para participarem de Operações de Paz.
Visão para o Futuro e Ação no Presente
O Comandante do CCOPAB, Coronel Carlos Alberto Moutinho Vaz, que tem cinco anos de experiência em missões de paz, ressalta a importância do Estágio. “É uma oportunidade de integrar conhecimentos, capacitando os participantes a exercerem cargos e funções nas unidades previstas para possíveis desdobramentos, por meio do acordo brasileiro para missões de paz da ONU. Já somos referência internacional consolidada. Diversos países propõem parceria para capacitação e treinamento e tenho certeza que vamos construir junto novos conhecimentos”, disse.