Troca da bandeira! Uma das maiores expressões do Turismo Cívico do país ocorreu neste domingo (09/10), na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). No mês de outubro, o ato é sempre realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), como forma de homenagear o Dia do Aviador e o Dia da FAB, comemorados em 23 de outubro, em alusão ao ano de 1906, quando Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo com o 14-Bis, o mais pesado que o ar, momento histórico em que o brasileiro percorreu 60 metros em sete segundos, voando a uma altura de dois metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

i2210912422805052A solenidade, que tem a finalidade de incentivar na população o sentimento cívico e o culto aos símbolos nacionais, foi presidida pelo Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira que foi recebido pelo Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, que estava acompanhado pelo Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Jefferson Cesar Darolt, Oficiais-Generais da FAB e por demais autoridades da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, bem como por Adidos militares e estrangeiros.

Realizada sob a responsabilidade do Comando da Aeronáutica (COMAER) e  coordenada pelo VI COMAR, a troca da Bandeira Nacional, feita ao som do Hino Nacional e do Hino à Bandeira, acompanhada pela salva de 21 tiros de canhão, contou, ainda, com diversas atrações para os brasilienses e turistas que passaram pelo local. Dentre elas, o sobrevoo das aeronaves F-5 e KC-390 Millennium e o desfile da tropa, composta pela Banda de Música da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB); pelo Grupamento de Bandeiras Históricas; pela Companhia de Cerimonial Santos-Dumont e pelos Grupamentos de Representação de Militares da Força.

i2210912552004735“Este é um dos momentos mais especiais para a nossa Força Aérea, pois podemos com ele mostrar a nossa devoção à Pátria. E, neste mês de outubro, celebramos também o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea, relembrando um dos maiores feitos de Alberto Santos-Dumont, o Pai da Aviação”, ressaltou o Major-Brigadeiro Darolt.

Além disso, o público pôde assistir à apresentação da OSFAB, em homenagem ao Bicentenário da Independência da República, e conhecer um pouco mais sobre a Força Aérea ao visitar a exposição de maquetes de aeronaves e interagir com o personagem infantil da FAB, o Fabinho.

i2210913554105266O momento foi marcado pelos olhares de todos que, ali, puderam mostrar o seu amor pelo Brasil. As crianças conheceram ainda mais sobre as Forças Armadas e o papel fundamental que exercem em prol do país e se entusiasmaram com a carreira militar. A Servidora Pública, Giovana Mattos, fez questão de presenciar o evento ao lado de sua filha, a pequena Ana Julia. “A troca da bandeira é um evento histórico e merece ser prestigiado. Este espaço criado pela FAB foi sensacional e deixou o evento ainda mais agradável”, disse.

Troca da Bandeira

i2210914055709164A Lei 5.700/71 determina a presença perene de uma bandeira nacional. Segundo o Livro Guinness dos Recordes, esta já foi a maior bandeira hasteada do mundo medindo 286 metros quadrados. Ela pesa cerca de 60 quilos e é substituída todo primeiro domingo de cada mês em cerimônia solene, cuja responsabilidade é alternada pela Marinha, Exército, Aeronáutica e pelo Governo do Distrito Federal, por meio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Essa cerimônia é considerada uma atração turística da capital brasileira.

Este ano, devido ao período eleitoral, o evento ocorreu no segundo domingo do mês de outubro e reuniu cerca de 300 pessoas.

Fotos: Sargento Müller Marin e P.Silva/ CECOMSAER.

Vídeo: Sargento André Silva e Sargento Lucas/ CECOMSAER.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).