No dia 29 de março, o Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB) e a Escola de Guerra Naval (EGN) promoveram o Simpósio “Poder e Segurança no Ambiente Marítimo”. O evento teve como principal objetivo discutir a complexidade do ambiente marítimo, considerando sua importância como espaço de conexão entre sociedades e como área onde os Estados exercem seu poder e responsabilidade de garantir a segurança.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Captura de Tela 2023 03 29 as 23.19.33

O simpósio contou com a presença de renomados conferencistas, como os Doutores Zeno Leoni e Vinicius Mariano de Carvalho, professores do King’s College London (KCL). O Prof. Leoni, do Departamento de Estudos de Defesa, abordou o tema “A ordem mundial contemporânea: tendências e possíveis impactos nos países emergentes e no ambiente marítimo”. Já o Prof. Vinicius de Carvalho, da Faculdade de Ciência Social e Política Pública, discutiu as tendências e impactos na área Atlântica.

Captura de Tela 2023 03 29 as 23.20.18

Encerrando o ciclo de apresentações, o Capitão de Mar e Guerra (RM1) Prof. Dr. William de Souza Moreira, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM) da EGN, palestrou sobre “Poder e segurança atlântica: visões dos mares do sul”. Após as apresentações, ocorreu a sessão de debates, que foi moderada pelo Almirante de Esquadra (Ref. FN) Prof. Dr. Alvaro Augusto Dias Monteiro, também do PPGEM.

O evento atraiu diversas autoridades, como o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, além de representantes da Comunidade Marítima, Oficiais-Alunos do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS) e do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM), alunos do PPGEM e civis envolvidos nas temáticas abordadas.

Com discussões de alto nível e a presença de especialistas renomados, o simpósio “Poder e Segurança no Ambiente Marítimo” permitiu o compartilhamento de conhecimentos e o estreitamento de laços entre as instituições envolvidas, promovendo um debate enriquecedor acerca da importância do ambiente marítimo para a segurança e estabilidade dos Estados.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).