No último dia 31 de julho, a cidade de Itajaí foi palco de um importante encontro voltado para a segurança marítima. A Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí (DelItajai) promoveu uma reunião no auditório do Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI). O objetivo? Discutir e esclarecer pontos cruciais das Normas da Autoridade Marítima (NORMAM), que são diretrizes voltadas para garantir uma navegação mais segura.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Temas Abordados: Da Meteorologia à Capacitação Profissional

Diversos temas foram colocados em pauta durante o encontro. Desde a conscientização sobre a importância da navegação segura, passando por tópicos como despacho de embarcação pesqueira, vistorias navais, salvatagem, até questões mais técnicas como meteorologia e avisos de mau tempo. Além disso, foi dada especial atenção à capacitação pessoal e profissional dos envolvidos no setor pesqueiro. Afinal, a segurança em alto mar começa com a preparação adequada daqueles que enfrentam o oceano diariamente.

A Qualificação dos Aquaviários

Um dos pontos altos da reunião foi a ênfase na importância dos cursos de qualificação de Aquaviários. Estes cursos têm como objetivo não apenas capacitar os profissionais para suas atividades rotineiras, mas também trazer reflexões sobre o futuro e as melhores práticas no setor pesqueiro. A ideia é que, com a devida formação, os aquaviários possam contribuir ainda mais para uma navegação segura e eficiente, beneficiando toda a comunidade marítima.

Participação Ativa da Comunidade Marítima

O encontro contou com a presença de representantes do SINDIPI, armadores de pesca, seus representantes e até membros da academia. Esta ampla participação demonstra o comprometimento de todos os envolvidos em garantir que a navegação, especialmente no setor pesqueiro, seja realizada com a máxima segurança e eficiência.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).