A Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL) vai inaugurar, no dia 12 de maio, um monumento em homenagem ao Almirante Tamandaré, na orla da Ponta Verde, em Maceió (AL). A ação faz parte de uma série de atividades promovidas pela Marinha do Brasil ao longo deste ano para comemorar o bicentenário da independência do país.

Gratuita e aberta ao público, a programação tem início na capital alagoana com a visitação ao Navio-Patrulha Oceânico “Araguari”, que estará atracado no Porto de Maceió. A embarcação realiza missões de socorro e salvamento marítimo, operações aéreas, patrulha e inspeção naval, contribuindo para a salvaguarda da vida humana e para a segurança e controle dos interesses do Brasil no mar.

Durante o dia ocorrerá também uma Ação Cívico-Social na Escola Estadual Professor Virginio de Campos, na qual serão realizados atendimentos médico e odontológico, exames e testes de saúde, oficinas, palestras e manutenção das instalações da instituição de ensino.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A inauguração do monumento do Almirante Tamandaré, será presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos. Estarão presentes, ainda, autoridades civis e militares, além de crianças e adolescentes de Grupos de Escoteiros do Mar e alunos do Programa Forças no Esporte (Profesp), que atende famílias em situação de vulnerabilidade social. Na ocasião, o público poderá acompanhar uma apresentação musical da banda de música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal.

Programação:

Evento: Visitação pública Navio-Patrulha Oceânico “Araguari”
Local: Porto de Maceió
Endereço: Rua Sá e Albuquerque- Jaraguá, Maceió, AL
Horário: das 9h às 12h

Evento: Ação Cívico-Social
Local: Escola Estadual Professor Virginio de Campos
Endereço: Rua Senador Firmino de Vasconcelos s/no – Ponta da Terra, Maceió, AL
Horário: das 9h às 17h

Evento: Cerimônia de inauguração da estátua do Almirante Tamandaré
Local: Orla da praia da Ponta Verde
Endereço: Avenida Silvio Carlos Viana nº 27 – Ponta Verde, Maceió, AL
Horário: às 14h30

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).