O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) – “Campo de Provas da Marambaia/ 1948” recebeu, em 7 de dezembro, a visita de comitiva do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (DECTI), da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), do Ministério da Defesa (MD), cuja missão é assegurar o atendimento às necessidades de equipamento das Forças Armadas (FA), com suporte em tecnologias sob domínio nacional, preferencialmente as de emprego dual.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A atividade foi conduzida pelo Chefe do CAEx, General de Brigada Alexandre Martins Castilho, e teve como finalidade apresentar as atividades de teste e avaliação (T&A) desenvolvidas no CAEx e as possibilidades e limitações da organização militar (OM), cujo emprego, no âmbito do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército Brasileiro (SCTIEx), está intrinsecamente ligado à Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS), através das atividades do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército, que proporcionam o incremento de novas tecnologias e geração de empregos ao País.

Participaram da visita o Tenente Coronel da Força Aérea Brasileira Nélson Alex Roso e a Doutora Fernanda das Graças Corrêa, do MD, além do Chefe da Divisão de Avaliação de Material (DAM) do CAEx, Coronel Marcello Menezes Eifler e do Chefe da Assessoria de Planejamento, Gestão e Inovação (APGI), Coronel Alexandre Malizia de Macedo. Foram proferidas palestras pelo CAEx e pela DECTI e, ao encerramento, foram apresentadas as instalações do Laboratório de Metrologia, da Subseção de Testes de Viaturas (SSTVr) e do Laboratório Balístico.

Foram cumpridos, durante a visita, todos os protocolos de prevenção e combate à pandemia.

Fonte: CAEx

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).