Na tarde desta quarta-feira (02), com a presença do Comandante da Escola Superior de Guerra, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço e do Comandante do Campus Brasília da ESG, Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos, de representantes do Hospital das Forças Armadas (HFA), do Departamento de Saúde e Assistência Social (DESAS/MD), da Chefia de Logística e Mobilização (CHELOG/MD), do Hospital Naval de Brasília (HNBra), do Hospital Militar da Área de Brasília (HMAB), do Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB) e dos integrantes da quarta turma do Curso de Altos Estudos de Defesa (CAED), foi realizado, no auditório do Campus Brasília da ESG, o painel intitulado “Resiliência em proteção: a capacidade de vigilância e resposta a vírus pandêmicos no Brasil”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O painel foi composto por três palestras: a primeira, “Vigilância de vírus emergentes no Brasil”, proferida pelo Prof. Dr. Bergmann Morais Ribeiro, Professor Titular em Biologia Celular e Molecular do Departamento de Biologia Celular do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília. Logo após, a palestra “Biossegurança nas Fronteiras Brasileiras”, proferida pelo Prof. Dr. Cristiano Barros de Melo, Professor Associado na Universidade de Brasília.

Como desfecho do painel, foi realizada – online – a palestra ”Biossegurança e Bioproteção, sob a perspectiva de Governança de Defesa”, pelo Prof. Dr. Claudio Lisias Mafra de Siqueira, Professor Titular da Universidade Federal de Viçosa e Presidente da Sociedade Brasileira de Biossegurança e Bioproteção. Seguiu-se um debate, quando a assistência pôde dirimir todas as dúvidas sobre as palestras apresentadas.

O painel realizado faz parte do Ciclo Anual de Seminários e Palestras (CASP) do Campus Brasília da Escola Superior de Guerra, que se estenderá durante todo o ano, com apresentações de inúmeras autoridades, a fim de contribuir ainda mais com o nível de excelência do CAED.

O CAED tem por objetivo desenvolver competências em matéria de segurança, defesa e desenvolvimento, a partir de estudos sobre a realidade brasileira e seu entorno, priorizando os interesses da função estatal Defesa Nacional, a fim de propiciar a profissionais de direção e assessoria superior instrumental teórico-prático útil à formulação de políticas e estratégias no campo da Defesa. A turma de 105 alunos é constituída por servidores civis da alta administração federal e por oficiais superiores das três Forças Armadas e Forças Auxiliares.