No último dia 20 de julho, o Brasil celebrou os 150 anos de Santos Dumont, o pai da aviação e patrono da Força Aérea Brasileira (FAB). A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) não ficou de fora dessa celebração e, em uma sessão solene proposta pelo deputado Coronel Alberto Feitosa, relembrou a trajetória desse brasileiro que mudou a história da aviação mundial. “Esse brasileiro, que impressionou a França, foi o gênio inventivo e criativo que dedicou sua vida à aviação”, destacou Feitosa.
O Legado de Santos Dumont
Nascido em Palmira (MG) em 1873, Alberto Santos-Dumont sempre foi fascinado pelas máquinas. Seu sonho de voar começou aos 15 anos, em São Paulo, e o levou a Paris para aprofundar seus estudos e perseguir sua paixão. Em terras francesas, ele não apenas se encantou com os primeiros automóveis, mas também fez história ao voar ao redor da Torre Eiffel em 1901. Seu avião, o 14-Bis, tornou-se célebre ao realizar voos controlados, provando que o homem poderia dominar os céus. “Depois de realizar testes e sofrer vários acidentes, ‘le petit Santos’, como era conhecido pelos parisienses, conseguiu realizar o voo em torno da Torre Eiffel”, relembrou o deputado.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Reconhecimento e Homenagens
A cerimônia na Alepe contou com a presença de diversas autoridades militares e civis, incluindo o Major Brigadeiro Campos, que destacou Santos Dumont como um “herói nacional”. A celebração foi embalada pela Banda Musical da Aeronáutica e ressaltou as diversas contribuições de Santos Dumont, não apenas no campo da aviação, mas também em outras invenções, como o relógio de pulso. O deputado Feitosa finalizou: “O dia 20 de julho de 2023 é representativo para toda a Nação, e em especial para a FAB, pois se comemora o 150º aniversário de nascimento de seu patrono, Alberto Santos Dumont”.
A vida e obra de Santos Dumont são testemunhos do poder da inovação e da paixão. Sua dedicação à aviação e suas invenções revolucionárias mudaram o curso da história e continuam a inspirar gerações. Ao celebrar seu 150º aniversário, o Brasil se une em gratidão e admiração por esse ícone nacional que elevou o nome do país aos céus.
Com informações da ALEPE