SESQUICENTENÁRIO – Comandante João Campos Ferreira Filho (II Comar) recebe placa comemorativa dos deputados Débora Almeida e Coronel Alberto Feitosa. Fotos: Giovanni Costa.

No último dia 20 de julho, o Brasil celebrou os 150 anos de Santos Dumont, o pai da aviação e patrono da Força Aérea Brasileira (FAB). A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) não ficou de fora dessa celebração e, em uma sessão solene proposta pelo deputado Coronel Alberto Feitosa, relembrou a trajetória desse brasileiro que mudou a história da aviação mundial. “Esse brasileiro, que impressionou a França, foi o gênio inventivo e criativo que dedicou sua vida à aviação”, destacou Feitosa.

O Legado de Santos Dumont

Nascido em Palmira (MG) em 1873, Alberto Santos-Dumont sempre foi fascinado pelas máquinas. Seu sonho de voar começou aos 15 anos, em São Paulo, e o levou a Paris para aprofundar seus estudos e perseguir sua paixão. Em terras francesas, ele não apenas se encantou com os primeiros automóveis, mas também fez história ao voar ao redor da Torre Eiffel em 1901. Seu avião, o 14-Bis, tornou-se célebre ao realizar voos controlados, provando que o homem poderia dominar os céus. “Depois de realizar testes e sofrer vários acidentes, ‘le petit Santos’, como era conhecido pelos parisienses, conseguiu realizar o voo em torno da Torre Eiffel”, relembrou o deputado.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Reconhecimento e Homenagens

A cerimônia na Alepe contou com a presença de diversas autoridades militares e civis, incluindo o Major Brigadeiro Campos, que destacou Santos Dumont como um “herói nacional”. A celebração foi embalada pela Banda Musical da Aeronáutica e ressaltou as diversas contribuições de Santos Dumont, não apenas no campo da aviação, mas também em outras invenções, como o relógio de pulso. O deputado Feitosa finalizou: “O dia 20 de julho de 2023 é representativo para toda a Nação, e em especial para a FAB, pois se comemora o 150º aniversário de nascimento de seu patrono, Alberto Santos Dumont”.

GENIALIDADE – “Inventor brasileiro deu importantes contribuições para a aviação em todo mundo”, afirmou o deputado Feitosa.

A vida e obra de Santos Dumont são testemunhos do poder da inovação e da paixão. Sua dedicação à aviação e suas invenções revolucionárias mudaram o curso da história e continuam a inspirar gerações. Ao celebrar seu 150º aniversário, o Brasil se une em gratidão e admiração por esse ícone nacional que elevou o nome do país aos céus.

Com informações da ALEPE

Marcelo Barros, com informações e imagens da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).