Santa Maria (RS) – Entre os dias 31 de outubro a 4 de novembro, dois pelotões do 1º Regimento de Carros de Combate (1º RCC) realizaram a Certificação Nível 3, no Centro de Instrução de Blindados (CI Bld). Nessa atividade, os integrantes desses pelotões receberam diversas ordens e tarefas visando o adestramento da fração. Seus Comandantes planejaram e executaram diferentes missões no Terreno Reduzido e no Treinador Sintético de Blindados (TSB).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O TSB é composto de quatro cabines que retratam fielmente as posições do Comandante e do Atirador, além de possuir um posto externo para o motorista. Após a certificação Nível 3, o pelotão de carros de combate se torna apto a realizar o tiro real da Viatura Blindada de Combate Leopard 1A5 BR.

Até o momento, já são oito o número de pelotões do “Regimento Vanguardeiro” certificados no nível 3. Essa atividade visa a adestrar as principais capacidades da tropa blindada, com elevado grau de realismo e economia de meios, como munição e combustível.

Fonte: 1º Regimento de Carros de Combate
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).