Santana do Livramento (RS) –  A Subunidade FORSUL (Força de Pronto Emprego Sul) do 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado (7º RC Mec) realizou o exercício no terreno de longa duração denominado Operação Retomada no período de 6 a 10 de agosto de 2022.  A atividade foi executada no contexto da defesa da Pátria, com três fases distintas: ações de reconhecimento e segurança, tiro com armamento individual/coletivo e exercício de desenvolvimento da liderança, como o objetivo e treinar e capacitar os militares do efetivo profissional.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Operação inciou com a verificação do aprestamento individual e coletivo dentro da composição orgânica dos pelotões da FORSUL e, em seguida, a ocupação de uma zona de reunião nível subunidade. Na sequência, foi realizado o reconhecimento da zona de ação, em que foram percorridos mais de 100 km em dois dias.

No terceiro dia do exercício, os integrantes da FORSUL realizaram o tiro com armamento individual e coletivo orgânico da cavalaria mecanizada. No último dia de operação, os militares iniciaram a preparação para o exercício de desenvolvimento da liderança. Dessa forma,  realizaram uma marcha a pé em um percurso de aproximadamente 20 km; ocuparam uma base de subunidade e, porteriormente, realizaram duas patrulhas de combate, visando ao adestramento dos integrantes da subunidade operacional do 7° RC Mec. Na sequência, a FORSUL iniciou o exercício de desenvolvimento da liderança. Durante seis horas, os militares executaram sete oficinas, com foco, principalmente, na liderança de oficiais e sargentos na condução de suas respectivas frações.

Por fim, os integrantes da Subunidade FORSUL do Regimento receberam seus  brevês em uma formatura geral, no pátio de formaturas do 7º RC Mec, simbolizando a conquista obtida pelo sucesso nas atividades operacionais.

Fonte: 7º RC Mec

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).