No dia 02 de abril de 2023, o 2º Grupamento de Engenharia (2º Gpt E) realizou a Regata da Engenharia, na Praia de Ponta Negra, em Manaus, inaugurando as comemorações da Semana da Arma de Engenharia. O evento reuniu equipes da Marinha, Força Aérea Brasileira, Organizações Militares da Guarnição de Manaus e o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A competição contou com três modalidades: OM Gu Manaus, Forças Armadas e Auxiliares, e 2º Gpt E. A equipe do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS), representando a OM Gu Manaus, a equipe da Base Aérea de Manaus, representando as Forças Armadas e Auxiliares, e a Divisão de Apoio Geral do 2º Gpt E foram as campeãs nas respectivas modalidades.

O objetivo da Regata da Engenharia é promover o espírito de camaradagem e o desenvolvimento de habilidades técnicas, físicas e mentais dos militares da arma de engenharia. Além disso, o evento busca estreitar as relações entre as Forças Armadas e as instituições civis que atuam na região.

Semana da Arma de Engenharia

A Semana da Arma de Engenharia, que se iniciou com a Regata da Engenharia, tem como objetivo homenagear os militares que atuam nessa área, além de promover a integração e a troca de conhecimentos entre as diversas organizações militares que compõem a arma de engenharia.

Durante a semana, serão realizadas diversas atividades, como exposições, palestras e competições esportivas. O encerramento das comemorações será marcado por uma cerimônia militar, que contará com a presença de autoridades civis e militares.

O evento reforça a importância da Arma de Engenharia no contexto militar e na sociedade como um todo, mostrando a relevância do trabalho realizado pelos militares da área no desenvolvimento e manutenção da infraestrutura do país, bem como em situações de desastres naturais e emergências.

339172038 763933455055279 2315750843663523482 n 339836618 543497464591875 7466477386951742827 n
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).