Em uma manhã de descobertas e muita emoção, cerca de 60 integrantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de São Gonçalo (RJ), visitaram o Museu da Imigração da Ilha das Flores (MIIF). Receptivos, os membros da Tropa de Reforço do Corpo de Fuzileiros Navais os guiaram por um passeio rico em história e conhecimento.
A visita promoveu a inclusão dos visitantes, que tiveram a oportunidade de conhecer a sede do MIIF e realizar um tour cultural pelo Circuito a Céu Aberto, passando pelos principais pontos históricos da Ilha das Flores. Este local, que desde o século XIX abriga a antiga Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores, hoje encontra-se ocupado por Organizações Militares do Corpo de Fuzileiros Navais, sendo um patrimônio histórico importantíssimo, pois foi a principal porta de entrada de imigrantes no Brasil.
Importância da Visita para os Integrantes da APAE
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Para a presidente da APAE de São Gonçalo, Magdally Lisboa Pinto Couto, a visita ao museu trouxe muito mais do que apenas conhecimento. “Foi uma oportunidade de as crianças, jovens e adultos, com deficiência intelectual e múltipla, conhecerem a história da Marinha do Brasil, além de proporcionar momentos de felicidade para eles, que saíram muito contentes”, disse.
Marcos Assumpção de Oliveira Junior, Capitão de Corveta (Fuzileiro Naval) e Encarregado das Relações Institucionais e Comunicação Estratégica da Tropa de Reforço, destacou a ação da Marinha do Brasil, por meio da Força de Fuzileiros da Esquadra, em apoio a APAE de São Gonçalo, evidenciando o compromisso da instituição com questões relacionadas à inclusão social de Pessoas com Deficiência no Brasil.
Preservação da Memória e Acesso à Cultura
Durante a visita, os integrantes da APAE receberam orientações sobre o espaço museológico singular, que preserva a memória da imigração no Brasil e tem se consolidado como uma ferramenta cultural de grande relevância para a região. Um dos aspectos mais notáveis do museu é a entrada gratuita para estudantes de todos os níveis de ensino, das redes pública e privada, professores e pesquisadores, bem como membros da sociedade em geral.
O MIIF oferece a todos os visitantes uma rica jornada através da história brasileira, destacando-se como um ambiente inclusivo, educativo e de grande importância histórica e cultural. Uma visita ao museu é um convite para explorar o passado e refletir sobre a jornada da imigração que moldou a nação.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395