Na última quinta-feira (25), em Brasília, o Comandante da Escola Superior de Defesa (ESD), Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, recebeu o Reitor e Professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Anderson Correia. O Embaixador George Torquato Firmeza, Diplomata de Ligação, e o Coronel (EB) José Roberto Pinho de Andrade Lima, Coordenador de Estudos, Pesquisa, Difusão e Intercâmbio da ESD, também estavam presentes na recepção.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A visita institucional teve o objetivo de aprimorar as relações necessárias e importantes entre as instituições, com o foco em desenvolver atividades acadêmicas em temas de interesse da Defesa Nacional.

Estreitando Relações e Definindo Parcerias Estratégicas

6c2d0401 46b5 46a1 9df0 02259e91e5b3

Na ocasião, foram debatidas possíveis parcerias e apresentados os cursos oferecidos na ESD, como o Mestrado Profissional – Área de Concentração em Economia de Defesa e Espaço. Este mestrado é uma parceria entre a ESD, a Universidade de Brasília (UnB) e a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Estas parcerias estratégicas têm o objetivo de impulsionar o estudo e a pesquisa na área de defesa, uma vez que o cenário atual exige profissionais cada vez mais capacitados e preparados para lidar com as questões de segurança nacional e internacional.

ITA – Exemplo de Excelência Acadêmica

O ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade de São José dos Campos, em São Paulo.

O ITA é reconhecido pela excelência na formação de profissionais altamente qualificados na área de aeronáutica e tecnologia. A sua contribuição para o desenvolvimento da tecnologia nacional é notória, com projetos que impactam diretamente a indústria aeroespacial brasileira.

Perspectivas Futuras

As perspectivas futuras para a colaboração entre ESD e ITA são promissoras. O alinhamento das atividades acadêmicas aos interesses da Defesa Nacional possibilita a formação de profissionais altamente capacitados para a área, além de promover pesquisas que poderão contribuir de maneira significativa para a segurança e desenvolvimento nacional.