Manaus (AM) – O Radar SABER M200 VIGILANTE foi empregado em apoio às atividades de Controle de Tráfego Aéreo, coordenadas pela Força Aérea Brasileira (FAB), por ocasião do Festival Folclórico de Parintins. Com as dimensões de um contêiner de 15 pés e 10 toneladas, o SABER é um sistema radar composto por um radar primário (com varredura eletrônica) e um radar secundário pertencente ao Exército Brasileiro e produzido pela Embraer.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Radar SABER M200 VIGILANTE funcionou ininterruptamente por quase duas semanas em apoio às atividades de Controle de Tráfego Aéreo durante o expressivo aumento do tráfego aéreo em Parintins. A FAB e o Exército atuaram em integração visando aumentar a segurança em voo e a eficiência do transporte aéreo na área de responsabilidade do CINDACTA/4.

Ele foi transportado no dia 21 de junho em aeronave KC-390 da FAB, em um voo que teve origem no aeroporto de Campinas, pousando, sem escalas, no aeroporto Júlio Belém, em Parintins. A possibilidade de transporte em aeronave do tipo KC-390 é um dos requisitos operacionais absolutos do Radar SABER M200 VIGILANTE.

A operação do radar foi feita por engenheiros da Embraer e com acompanhamento de engenheiros militares do Centro Tecnológico do Exército. Ele foi instalado em uma área gramada próxima à torre de controle do referido aeroporto e apresentou desempenho operacional consistente no ambiente amazônico, tendo realizado a detecção e o acompanhamento de aeronaves conforme especificado em seus requisitos técnicos e operacionais (até o alcance máximo de 200 km) com 781 vetores aéreos registrados em distâncias diversas até o dia 4 de julho.

Fonte: Departamento de Ciência e Tecnologia

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).