No dia de hoje, por delegação de nosso Comandante, o General de Exército TOMÁS MIGUEL MINÉ RIBEIRO PAIVA, tenho a honra de saudar, em nome da nossa Instituição, e pela primeira vez como Chefe do Estado-Maior do Exército, os oficiais-generais recém-promovidos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Parece difícil ser original ao discursar em uma cerimônia que se repete três vezes a cada ano. Entretanto, as circunstâncias se renovam, as gerações se sucedem e os desafios se apresentam com nova roupagem.

Hoje, nos rejubilamos com a promoção de três generais que, ao atingir o último posto da carreira, passam a compor o Alto-Comando do Exército, além de sete generais de divisão e quinze generais de brigada. Todos foram submetidos e selecionados no contexto de rígido e criterioso processo meritocrático. Os senhores atingiram o ápice da hierarquia militar, fruto de uma longa, rica e vocacionada carreira.

Permitam-me, todavia, neste dia marcante, dirigir-me precipuamente aos generais de brigada aqui perfilados, escolhidos para contribuir com os desígnios futuros da Força Terrestre.

Jovens generais! Vivam ainda mais intensamente o propósito, os princípios e os valores da Instituição, que deposita plena confiança nos senhores.

Em breves instantes, os senhores receberão a réplica da espada do nosso Patrono. O Duque Imortal empunhou seu invencível gládio em diversos e importantes momentos da história do nosso País, pacificando conflitos internos e consagrando-se nas campanhas externas em defesa da Pátria. O resultado de seus feitos traduziu-se no restabelecimento da paz, na restauração da lei e da ordem, na manutenção da integridade territorial e da unidade de nosso País. Nesse contexto, a suprema homenagem à sua memória é renovar, nesta data, o firme propósito de tê-lo como exemplo de soldado e de cidadão, cultivando, em cada um de nós, as qualidades que em tão alto grau ele possuía.

O Exército de Caxias, que passarão a liderar, está alicerçado em bases sólidas, tanto morais quanto profissionais. Depositamos nos senhores a confiança na manutenção de uma Força preparada e coesa, inspirada nos heroicos feitos de nossos antepassados, mas com o olhar voltado para os desafios futuros.

Os desafios que se descortinam à frente não são distintos dos superados por seus antecessores, que construíram um Exército respeitado, profissional e apartidário, um instrumento da sociedade brasileira. Nesse cenário, no futuro, sem sombra de dúvida, nosso País sofrerá todo tipo de pressão de potências estrangeiras, inclusive militar, com a finalidade de coagir o povo brasileiro a atender interesses outros.

Temos que estar sempre em condições de, junto com as nossas Forças coirmãs, a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira, garantirmos a autonomia para que a sociedade brasileira decida o rumo de nossa Pátria. Assim, não só devemos estar prontos para entrar em combate, como devemos estar prontos para ganhar a guerra, ser uma Força respeitada pelo nosso povo e temida por aqueles que, por ventura, queiram atentar contra a nossa soberania.

Para atingir esse objetivo, temos que trilhar dois caminhos: fazer com que cada centavo dos escassos recursos orçamentários que nos são disponibilizados se transformem em poder de combate; e privilegiar o nosso bem mais valioso, os homens e as mulheres que integram o Exército Brasileiro, desenvolvendo a liderança em todos os níveis e aprimorando o espírito militar.

Dirijo-me agora aos familiares, que merecem nosso preito de agradecimento e especial destaque. Eles, em algum lugar do passado, passaram a caminhar junto aos senhores nesta longa empreitada. Também foram submetidos a uma vida dura e austera, apoiando-os nos momentos mais difíceis e sofrendo com suas ausências. Da mesma forma, assumiram conjuntamente os votos de dedicação integral e sacrifício. Nossa reverência a todos os seus entes queridos, presentes e ausentes, que, certamente, merecem as mesmas congratulações por essa meritória conquista.

Jovens generais! Orgulhem-se de ostentar, a partir de hoje, a réplica da espada de Caxias, símbolo da autoridade, da liderança, do compromisso e das virtudes. Sob esses valores, trilhem seus caminhos e inspirem seus comandados. Sejam a verdadeira alma da Força Terrestre, que mantém aprestado seu BRAÇO FORTE para a defesa da Pátria e a MÃO AMIGA sempre estendida à nossa gente.

Estimados generais! Prossigam na missão, respaldados pela confiança que a Nação Brasileira lhes deposita! Ao cumprimentá-los, hoje, como líderes de elevadas responsabilidades, renova-se a certeza de um Exército uno e coeso, comprometido com a sociedade da qual faz parte e sempre pronto a cumprir nossas missões constitucionais.

Conservem, deste dia emblemático, todo o simbolismo e a vibração!

Sejam muito felizes!

General de Exército FERNANDO JOSÉ SANT’ANA SOARES E SILVA
Chefe do Estado-Maior do Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).