Foi realizado no período de 9 a 12 de novembro, em Itapema-SC, o XXII Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A tradicional competição, organizada pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) e pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina (CBMSC), reúne anualmente os melhores Guarda-Vidas civis e militares do país.

Nessa edição contou com a participação de cerca de 200 competidores de 22 equipes dos diversos Estados brasileiros e da equipe da Argentina de Salvamento Aquático.

A modalidade é complexa e composta por 9 provas onde são simuladas situações relacionadas ao salvamento de vítimas no ambiente aquático.

A competição foi realizada na praia de Itapema e no parque aquático do Itamirim Clube de Campo em Itajaí.

A equipe da Marinha do Brasil (MB), composta por militares das equipes de Salvamento Aquático e de Pentatlo Naval, participou da competição na categoria “Open” conquistando a terceira colocação geral com 513 pontos atrás apenas das equipes da Argentina e CBMSC com 528 e 516 pontos, respectivamente. Individualmente o destaque ficou por conta da 3ºSG-RM2-EP THAÍS BASTOS XAVIER (CEFAN) que conquistou 4 medalhas de ouro e 2 de bronze nas 8 provas que disputou.
Os atletas da Marinha do Brasil fazem parte do Programa Olímpico da Marinha (PROLIM), cujo propósito é promover o desenvolvimento do desporto nacional, com ênfase nos esportes náuticos e aquáticos, a fim de contribuir para a transformação do Brasil numa potência olímpica, fortalecer a mentalidade marítima e projetar a imagem da Força.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).