Alunos do PROFESP que participaram da palestra do Dia da Marinha na EAMES

No dia 15 de junho, a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES) realizou uma palestra especial. O público-alvo eram as crianças participantes do Programa Forças no Esporte (PROFESP), e o tema era o Dia da Marinha. Este dia tem grande importância no Brasil e foi comemorado com uma palestra educativa para as crianças em situação de vulnerabilidade social.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Sobre o Programa Forças no Esporte

O PROFESP é um projeto do Ministério da Defesa, executado em conjunto pela EAMES e a Prefeitura de Vila Velha. O programa atende 400 alunos do ensino fundamental de 12 escolas públicas na cidade capixaba. O objetivo principal é promover a inclusão social de crianças por meio do esporte, atividades culturais e cívico-militares que transmitem os valores cultivados pela Marinha do Brasil.

Palestra Sobre a Batalha Naval do Riachuelo

As crianças tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra sobre a Batalha Naval do Riachuelo, um conflito decisivo na história da América do Sul. Este evento marcou a Campanha da Tríplice Aliança e teve um grande impacto nos rumos do maior confronto armado da região.

A Importância da Amazônia Azul

Além de aprender sobre a Batalha Naval do Riachuelo, as crianças também foram ensinadas sobre a necessidade de proteger a Amazônia Azul. Esta área marítima brasileira, de tamanho equivalente à Amazônia verde, é rica em biodiversidade e recursos naturais. As crianças aprenderam sobre a importância desta área para o Brasil e para o mundo, enfatizando a responsabilidade que todos nós temos para com a sua proteção.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).