Intercâmbio Militar na Itália: Militares Brasileiros Destacam-se em Curso de Montanhismo

Representando o Exército Brasileiro, militares passaram por treinamento intensivo de sobrevivência em montanhas na Itália

Um intercâmbio com a Itália permitiu que militares brasileiros adquirissem conhecimentos práticos em montanha com características do clima europeu. O curso “Mountain Warfare Individual Basic Skills – Summer” (Habilidades Básicas Individuais de Guerra na Montanha – Verão) ocorreu de 15 de junho a 14 de julho de 2023, no Centro de Adestramento Alpino do Exército Italiano, localizado na cidade de Aosta, na Itália.

Objetivo do Curso: Capacitação e Sobrevivência em Montanha

Este curso intensivo visa proporcionar ensinamentos teóricos e atuação prática de técnicas de sobrevivência, orientação e movimento nas montanhas. O curso também instrui os militares sobre o uso de armas, veículos e helicópteros em cenários hostis em locais de média e alta montanha no verão, além de ensinar técnicas de auto-resgate e de primeiros socorros em ambiente de montanha.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Centro de Adestramento Alpino do Exército Italiano

O Centro de Adestramento Alpino do Exército Italiano, situado em Aosta, tem como objetivo treinar o pessoal militar permanente das tropas alpinas, das forças especiais e de alguns integrantes de exércitos amigos e aliados. Além da sede principal em Aosta, o Centro possui outras sedes em La Thuile (seção de esqui e alpinismo) e em Courmayeur (seção de esqui no gelo), todas localizadas no norte da Itália.

A Representação do Exército Brasileiro

O Capitão Gabriel Vilas Boas Dias e o Segundo-Sargento Vitor Francisco Resende, do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (11º BI Mth), situado em São João Del Rei (MG), representaram o Exército Brasileiro na atividade. Eles passaram por uma rigorosa seleção entre 21 militares, na qual permaneceram apenas 14 instruendos. A turma reduzida era composta pelos dois militares brasileiros e doze militares italianos. O desempenho dos militares brasileiros no curso ressaltou a adaptabilidade do soldado brasileiro em ambientes diferentes, projetando o nome do Exército Brasileiro na nação amiga.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).