Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Programa Calha Norte (PCN) está transformando a realidade de milhares de cidadãos do Amapá. Entre 17 e 21 de julho, foram entregues 57 das 108 obras de infraestrutura vistoriadas no estado, beneficiando cerca de 700 mil pessoas. A conclusão de todos os empreendimentos está prevista para março de 2024, e o impacto dessas ações é sentido diretamente na vida dos moradores, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, a melhoria do padrão de vida e o fortalecimento das atividades econômicas estaduais e municipais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Transformação na Vida dos Moradores

imagem 2023 07 30 063308328

Reformas de edificações, construção de casas populares, praças, arenas esportivas, passarelas de madeira e de concreto, centros de convivência, feiras cobertas, construção e revitalização de pavimentações – essas são apenas algumas das ações promovidas pelo PCN. Lucimar de Menezes, moradora do município de Santana, expressou o quanto a pavimentação de uma ponte alterou a sua vida e a dos outros residentes da região: “Eu moro aqui há 35 anos, pensei que sempre fosse viver assim, agora com essa nova ponte podemos carregar uma pessoa que esteja doente, andar com cadeira de rodas, e simplesmente caminhar tranquila sem medo de cair em um buraco”.

Investimentos e Benefícios dos Programas

imagem 2023 07 30 063342800

Foram investidos cerca de R$ 270 milhões em melhorias, que incluem, além das obras, a entrega de veículos, equipamentos agrícolas e de construção civil. Nos últimos dois anos, o programa celebrou 181 convênios com o estado do Amapá, somando cerca de R$ 545 milhões em investimentos em políticas públicas. Municípios como Calçoene, Cutias, Ferreira Gomes, Itaubal, Laranjal do Jari, Macapá, Mazagão, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Pracuúba, Santana, Serra do Navio, Tartarugalzinho, Vitória do Jari e Almerin no Pará, são diretamente beneficiados pelas ações do PCN.

Capacitação e Monitoramento

imagem 2023 07 30 063401758

Em parceria com a Associação dos Municípios do Estado do Amapá, o PCN promoveu um workshop para capacitar colaboradores das prefeituras e secretarias do governo do estado em governança, gestão e controle de convênios realizados entre o Ministério da Defesa e os governos estaduais e municipais. Paralelamente, foram instalados escritórios do PCN para esclarecimento de dúvidas. O Departamento do Programa Calha Norte monitora a execução dos projetos e a aquisição de bens, verificando se os recursos estão sendo aplicados conforme a finalidade aprovada.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).