Está aberto o processo seletivo da Força Aérea Brasileira (FAB) para convocação e incorporação de atletas de alto rendimento. Ao todo, são 96 vagas, distribuídas em 14 modalidades. O chamamento é para profissionais de nível médio na área do Desporto de Alto Rendimento, com vistas à prestação do Serviço Militar Voluntário, em caráter temporário.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

2bf95145-33ca-40e5-87e1-16fa2fbffc64.jpeg

As modalidades presentes no edital são: Atletismo, Basquete, Basquete 3×3, Ciclismo Montain Bike Cross-Country Olímpico, Ciclismo BMX, Ginástica Artística, Judô, Taekwondo, Lifesaving, Natação, Maratona Aquática, Paraquedismo, Tiro com Arco e Tiro Esportivo.

A partir do momento que forem incorporados, os convocados serão declarados Terceiros-Sargentos, incluídos no Quadro de Sargentos da Reserva de 2ª Classe Convocados (QSCon), bem como no Corpo de Graduados da Reserva da Aeronáutica. A especialidade desporto do quadro é constituída por atletas de alto rendimento que possam participar de estudos e pesquisas, buscando o desenvolvimento e o aprimoramento de técnicas e métodos para o treinamento físico e para a prática desportiva. Além disso, deverão representar a FAB em torneios desportivos nacionais e internacionais, durante o período de incorporação, com base no Sistema Normativo do Serviço Militar.

Os integrantes do Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) têm à disposição todos os benefícios da carreira, direito à assistência médica (incluindo odontoligia, nutrição e fisioterapia), além de disporem de instalações esportivas militares adequadas para treinamento.

As inscrições serão presenciais e ocorrerão no período de 22 a 24 de março de 2022, no Rio de Janeiro. O local e horário previstos para a realização das inscrições, assim como para a entrega dos documentos necessários à participação no Processo Seletivo do QSCon Atleta 2022, entre outras informações, serão publicados no site www.convocacaotemporarios.fab.mil.br

Defesa

No Ministério da Defesa, a Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB) trabalha em conjunto com as Comissões de Desportos da Marinha (CDM), do Exército (CDE) e da Aeronáutica (CDA), integrando o Departamento de Desporto Militar (DDM). Com o intuito de fortalecer a equipe militar brasileira e desenvolver o esporte nacional de alto nível, o principal projeto executado pela CDMB é o PAAR.

Por Júlia Campos
Foto: Mr. Davis Harrigan/CISM

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).