Em um sábado inspirador, durante o último dia da 75ª SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), o tema da palestra “O Programa AEB Escola: Despertando Talentos para o Espaço!” brilhou no palco. Aline Veloso, coordenadora de Desenvolvimento de Competências e Tecnologia da Agência Espacial Brasileira (AEB), compartilhou sobre o Programa AEB Escola, uma iniciativa que desde 2004 tem levado conhecimento científico e tecnológico sobre o espaço para estudantes de todos os níveis.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Programa AEB Escola e Suas Iniciativas

Além de apresentar o Programa AEB Escola, Aline destacou as oficinas de educação básica que beneficiam professores e alunos de escolas públicas em todo o Brasil. Mas essa não é a única iniciativa da AEB para despertar talentos. Outros projetos incríveis foram apresentados, como o Programa Globe, presente em 127 países com 283 escolas participantes no Brasil, e o Projeto de STEAM e Globe Permanente, em parceria com a UFMA, que envolve mais de mil alunos dos ensinos Fundamental e Médio.

Centro Vocacional Tecnológico Espacial e o Projeto Meninas do Espaço

Snapinsta.app 364336273 329043032783289 3345493619660407 n 1080

No Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT-E), no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), ocorre um Dia Espacial, com diversas oficinas para estudantes do 9° ano sobre o tema espacial. Um destaque importante é o Projeto Meninas do Espaço, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que busca inspirar jovens mulheres a seguirem carreiras espaciais, reforçando a presença feminina neste campo de estudo.

O Papel das Universidades e a AEB Escola Virtual

Aline destacou a importância das universidades brasileiras que possuem cursos de formação na área espacial e as parcerias para a produção de nanossatélites e foguetes experimentais universitários. A coordenadora da AEB também falou sobre a AEB Escola Virtual, uma plataforma que conta com 8 mil usuários cadastrados e oferece cursos gratuitos, abrindo mais uma porta para a educação e a ciência espacial.

No final do dia, houve uma interação empolgante com os participantes, com perguntas e brindes entregues aos acertadores. 🌟🚀

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).