Em uma conquista histórica para a Força Aérea Brasileira (FAB), o Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus – realizou pela primeira vez um pouso em aeródromo de elevada altitude com a aeronave KC-390 Millennium. Este marco foi alcançado na cidade de Jauja, no Peru, durante o Exercício Cooperación IX, realizado entre os dias 08 e 19 de maio. A operação reuniu Forças Aéreas de 12 países das Américas, com o objetivo de treinar a integração em cenários de catástrofes naturais, como terremotos e furacões.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O desafio de operar em altas altitudes

O aeródromo Francisco Carle, onde o pouso foi realizado, situa-se a mais de 3.300 metros de altitude, o que coloca desafios significativos para a operação de aeronaves. A redução da densidade do ar em altas altitudes pode afetar a potência do motor, as velocidades de aproximação e a capacidade de frenagem da aeronave. Além disso, a localização do aeródromo em um vale da Cordilheira dos Andes implica em uma série de cuidados adicionais, devido à ausência de auxílios à navegação aérea na localidade e às elevações que margeiam a cidade.

A importância da cooperação e do planejamento para o sucesso da missão

Para garantir o sucesso da missão, foi fundamental a experiência dos tripulantes e a interação com os militares da Força Aérea do Peru (FAP), que conduziram um sobrevoo na véspera para ambientação na localidade. Além disso, foram realizadas avaliações de performance e meteorologia para otimizar a capacidade de carga e passageiros a serem transportados em apoio às áreas atingidas por catástrofes.

O KC-390 Millennium e a vocação para atuar nos mais diversos cenários

O Major Aviador Anderson Dias Santiago, Comandante da aeronave, destacou a importância da demonstração da capacidade da aeronave KC-390 Millennium de operar em altas altitudes. “Pode ser percebida a importância de mais esta capacidade da aeronave KC-390, reafirmando a sua vocação de atuar nos mais diversos cenários em que for demandada”, afirmou.