Durante as comemorações do Dia do Marinheiro nesta terça-feira, 13 de dezembro, a Amazul recebeu a Medalha Mérito Tamandaré por relevantes serviços prestados à Marinha do Brasil. A diretoria executiva da empresa participou da cerimônia de imposição da medalha realizada no 8º Distrito Naval.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Segundo o diretor-presidente Newton de Almeida, com a homenagem, a Marinha reconhece a importância estratégica da Amazul para o desenvolvimento tecnológico do Brasil e os benefícios que proporciona à sociedade por sua participação em empreendimentos voltados para a defesa do País, a geração de energia e melhoria da saúde e da qualidade de vida das pessoas.

A empregada Rosangela Vieira, representando os empregados da empresa, foi a porta-estandarte da Amazul. No evento, também receberam a medalha o capitão de corveta Fábio Ferretti, assessor do Sistema de Garantia da Qualidade da Amazul, e o segundo-sargento (FN) Marcelo Brito de Oliveira, lotado no Gabinete.

A Medalha Mérito Tamandaré condecora autoridades, instituições e pessoas civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços, no sentido de divulgar ou fortalecer as tradições da Marinha do Brasil.

A medalha foi criada pelo Decreto 42.111/1957 como forma de homenagear o patrono da Marinha do Brasil, almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré.

Na Amazul, o Dia do Marinheiro foi comemorado no dia 12 de dezembro com promoções e imposição de medalhas a militares. O primeiro-sargento Nadilson Lourenço da Silva foi promovido a suboficial e os segundos-sargentos Marcelo Wagner da Costa Silva e Abimael Machado Oliveira, promovidos a primeiro-sargento. O sargento Wagner recebeu também a medalha militar de prata com passador de prata e o sargento Raphael da Cruz Vance foi agraciado com a medalha militar de bronze com passador de bronze, pelos vinte e dez anos de bons serviços prestados à Marinha, respectivamente.

O diretor-presidente da Amazul, Newton de Almeida Costa Neto, o diretor técnico Carlos Alberto Matias e o diretor de administração e finanças, contra-almirante Sérgio Ricardo Machado, fizeram a entrega de medalhas aos agraciados e de insígnias aos promovidos.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).