A Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP) promoveu a Primeira Semana do Sistema de Identificação do Comando da Aeronáutica (COMAER) entre os dias 25 e 28 de abril, no seu auditório. O evento teve como objetivo alinhar e padronizar os procedimentos da rotina de identificação, oferecendo palestras, treinamentos e procedimentos operacionais. A abertura contou com a presença do Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, e do Subdiretor do Pessoal Militar, Brigadeiro do Ar Jorge Maurício Motta.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

DIRAP2 scaled

O evento híbrido (presencial e online) foi coordenado pela Subdiretoria do Pessoal Militar, por meio da Divisão de Identificação da DIRAP (DID). As palestras ministradas abordaram temas relevantes ao Sistema de Identificação de Pessoal do Comando da Aeronáutica (SIDENT), proporcionando aos militares das 26 Seções de Identificação de Organização Militar (SIDOMs), de todo país, um espaço para compartilhar ideias, manter o conhecimento operacional, formular propostas de melhorias, trocar experiências e articular normas no âmbito do COMAER.

DIRAP1 scaled

A programação incluiu treinamentos teóricos e práticos, como procedimentos para Prestação de Contas Mensal (PCM) e atividades no Laboratório de Informática do Centro de Computação de Aeronáutica do Rio de Janeiro (CCA-RJ). Antes da abertura da I Semana do Sistema de Identificação do COMAER, foi realizada uma exposição sobre a “História da Identificação da Aeronáutica”, celebrando os mais de 75 anos da Identificação na Força Aérea Brasileira.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).