No último dia 25 de julho, o Hospital Naval de Salvador (HNSa) organizou uma importante palestra sobre a prevenção de quedas em idosos. Esta ação, realizada em parceria com o Serviço de Assistência Hospitalar e o Serviço de Fisioterapia do HNSa, teve como público-alvo integrantes do projeto “Envelhecer”, promovido pelo Abrigo do Marinheiro, da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais e pacientes do HNSa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Abordagem Integral do Envelhecimento

Ministrada pela Primeiro-Tenente (RM2-S) e fisioterapeuta, Joana Ambrozi Freire Lemos, a palestra acolheu 30 idosos para uma discussão acerca dos fatores intrínsecos ao envelhecimento. O objetivo foi lançar luz sobre a alta incidência de acidentes envolvendo pessoas idosas, abordando também as principais comorbidades e fatores externos que aumentam os riscos de quedas nessa faixa etária.

Consequências e Desafios do Medo de Cair

Na sequência, a Primeiro-Tenente Lemos destacou as limitações físicas e psicológicas que um episódio de queda pode promover. Entre as consequências mais comuns estão o medo, isolamento, ansiedade e depressão, todos fatores que podem contribuir para uma piora na qualidade de vida dos idosos.

Dicas Práticas para Prevenção

A palestra se encerrou com a demonstração de alternativas de cuidados pessoais, posturas corporais e mudanças úteis que podem tornar uma residência mais segura para os idosos. Com essas dicas, a Primeiro-Tenente Lemos ressaltou a importância de criar um ambiente mais seguro e adaptado às necessidades da terceira idade, minimizando o risco de acidentes e proporcionando um envelhecimento mais saudável e tranquilo.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).