© Tânia Rêgo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou nesta quinta-feira (23) o Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, onde estão sendo construídas as embarcações do Programa de Submarinos da Marinha (Prosub), considerado estratégico. Segundo o assessor-chefe do programa, contra-almirante Luiz Roberto Cavalcanti Valicente, o acordo que deu origem ao Prosub foi assinado com a França em 2008, durante o segundo mandato de Lula.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Investimentos na indústria de defesa e geração de empregos

Durante a visita, o presidente destacou a importância dos investimentos na área de defesa para fortalecer a economia brasileira e a geração de empregos e renda. Lula defendeu a busca por parcerias público-privadas (PPPs) para viabilizar os investimentos necessários na indústria de defesa, que contribui com a economia e prepara as Forças Armadas e o país com conhecimento científico e tecnológico.

Submarino Humaitá e orçamento do Prosub

Na visita, Lula conheceu o submarino Humaitá, em fase final de testes no mar e com previsão de entrega para as operações da Marinha ainda este ano. O Humaitá é o segundo da frota de quatro submarinos convencionais de propulsão diesel-elétrica. Junto a um submarino de propulsão nuclear, eles compõem o Prosub, cujo orçamento previsto é de R$ 40 bilhões, incluindo a construção de embarcações e a infraestrutura do Complexo Naval de Itaguaí.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).