A atuação do Brasil em missões de paz da ONU tem sido reforçada com o envio de Policiais Militares para diversas regiões do mundo. Esse importante trabalho é coordenado pela Inspetoria-Geral das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (IGPM) do COTER. Neste contexto, destacamos a atuação da 1º Tenente Juliana Nattrodt, representante da Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM), que desde novembro de 2021 atua na Missão de Paz da ONU no Sudão do Sul (UNMISS).
Missão de Paz no Sudão do Sul
Em sua seção, a Tenente Juliana Nattrodt trabalha ao lado de policiais especialistas de outros quatro países (Jordânia, Nigéria, Tanzânia e Turquia). A equipe atua diretamente na proteção de civis, monitoramento de abusos e violações de direitos humanos, além de contribuir para a capacitação e desenvolvimento da polícia local. “A Missão de Paz no Sudão do Sul tem o objetivo de prevenir o retorno dos conflitos internos no país, promovendo a paz sustentável entre a sua população”, explica a Tenente Nattrodt.
Contribuindo para a Construção da Confiança
O papel da polícia da ONU no Sudão do Sul vai além das tarefas rotineiras de segurança e proteção. Segundo a Tenente Nattrodt, os policiais contribuem diretamente para a construção da relação de confiança entre a comunidade e as instituições de segurança do país, por meio de patrulhamento, visitas, reuniões, treinamentos e workshops.
Uma Referência para Mulheres na Polícia Militar
A Tenente Nattrodt faz história como a primeira representante feminina do Amazonas a participar de uma Missão de Paz da ONU. Sua atuação pioneira certamente servirá de inspiração para muitas outras policiais. Segundo a Tenente, é seu objetivo incentivar a participação de mais policiais nas próximas missões. Com um efetivo de 68 policiais especialistas de todo o mundo, a UNMISS em Bentiu oferece oportunidades de participação em processos seletivos por meio do IGPM/COTER.