Comitiva de parlamentares assiste à apresentação sobre o PROSUB proferida pelo Almirante de Esquadra Olsen

A Senadora da República Soraya Thronicke, o Deputado Federal Luiz Philippe Bragança e comitiva de parlamentares visitaram, ontem (27), as instalações do Programa de Submarinos (PROSUB), no Complexo Naval de Itaguaí, localizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O objetivo da visita foi apresentar aos Congressistas a situação orçamentária do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e a infraestrutura do Complexo Naval de Itaguaí, onde as obras do PROSUB prosseguem em conformidade com o ritmo planejado, inclusas as construções civis e os submarinos com propulsão diesel-elétrica.

senadora soraya thronicke observa ao periscopio do submarino
Senadora Soraya Thronicke no Submarino “Riachuelo”

Durante a visita, os parlamentares embarcaram no Submarino “Riachuelo”, o primeiro de sua classe. Na atualidade, o “Riachuelo” está em fase preparatória para os últimos testes de aceitação no mar, finalizando assim o seu processo de prontificação para a realização da Mostra de Armamento, programada para dezembro de 2021, quando será entregue ao Setor Operativo.

Os avanços das obras do setor de infraestrutura no Complexo da Ilha da Madeira, entre as quais se destacam as instalações da Base de Submarinos, abrigo do maior Ativo da Defesa Nacional, do Estaleiro de Manutenção, e do Centro de Manutenção de Sistemas de Submarinos, materializam parcela significativa dos marcos estratégicos do PROSUB, contribuindo para a consolidação da Base Industrial de Defesa (BID) e de outros setores da economia.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).