A LATAM Cargo transportou ontem (11), em apoio à Universidade Federal do Ceará (UFC) e ao Instituto de Apoio ao Queimado (IAQ), dez quilos de peles de tilápia para auxiliar o tratamento de animais domésticos e silvestres que sofreram queimaduras e com feridas traumáticas. O voo que decolou de Fortaleza (CE) com destino final a Uberlândia (MG) foi mais uma ação do Avião Solidário da LATAM que contribui com o trabalho de profissionais e pesquisadores das áreas da saúde e de preservação do meio ambiente.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O tratamento com pele de tilápia foi desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com o Instituto de Apoio ao Queimado (IAQ). Trata-se de um curativo biológico para tratamento de queimaduras referência no Brasil e no exterior. O material é barato e sustentável, pois sua matéria-prima é a própria pele do peixe, um subproduto de descarte abundante na indústria de alimentos.

Avião Solidário da LATAM

Em outubro, a LATAM já havia transportado peles de tilápia para auxiliar no tratamento de animais atingidos pelas queimadas no Pantanal Mato-Grossense. Esse tipo de iniciativa faz parte do programa Avião Solidário do Grupo LATAM que, há 9 anos, beneficia toda a América Latina por meio da conectividade e da capacidade de transporte de passageiros e de carga. Além de realizar o transporte de profissionais de saúde e pacientes que precisam de tratamento médico, também viabiliza o transporte gratuito de órgãos, tecidos e células-tronco, equipamentos, alimentos e suprimentos médicos.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).