BRASÍLIA (DF)  No período de 30 de maio a 2 de junho, foi realizado, nas instalações do Comando de Operações Terrestres (COTER) e do Estado Maior do Exército (EME), o Intercâmbio de Planejamento Conjunto Combinado visando a Operação PANAMAX 22.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento conta com a participação da Força Terrestre Componente Brasileira, comandada pelo Comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve ( aeromóvel), General de Brigada Rodrigo Ferraz Silva, cujo Estado-Maior é composto por militares oriundos do Comando de Operações Terrestres (COTER), 8ª Região Militar (8ª RM), 29º Batalhão de Infantaria Blindada (29º BIB), Centro de Inteligência do Exército (CIE), Comando Logístico (COLOG), 15ª Brigada de Infantaria mecanizada (15ª Bda Inf Mec) e Centro de Doutrina do Exército (CDoutEx).

Participam do intercâmbio dois instrutores do Western Hemisphere Institute for Security Cooperation – WHINSEC, do Ministério da Defesa dos EUA.

Durante a semana houve a apresentação dos Processos de Planejamento Militar dos dois Exércitos, seguida de debates buscando a interoperabilidade, voltado para a execução da PANAMAX. Os militares aproveitaram a oportunidade para visitar o Espaço Temático Interativo de Doutrina (ETID) e conhecer a história da Doutrina Militar Terrestre.

Fonte: COTER

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).