A Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA) celebrou o seu 50º aniversário com uma cerimônia militar realizada na Base Aérea de Brasília (BABR), nessa quinta-feira (13/10). A solenidade foi presidida pelo Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, acompanhado pelo ex-Ministro de Estado da Aeronáutica e ex-Secretário de Economia e Finanças mais antigo, Tenente-Brigadeiro do Ar Lélio Viana Lôbo e pelo ex-Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito. Estiveram presentes, também, Ministros do Superior Tribunal Militar (STM) e Membros do Alto-Comando da Aeronáutica. As autoridades foram recebidas pelo Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert.

Em sua leitura da Ordem do Dia, o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Neubert, iniciou falando sobre o significado da palavra júbilo que é a alegria extrema e grande contentamento, e foi assim que se referiu a SEFA, com a satisfação e o contentamento que definem o cinquentenário da Organização Militar (OM). “Imprescindível enaltecer a jovem, porém significativa trajetória e simbolismo dos 50 anos da SEFA. Ela tornou-se um importante Órgão de Direção Setorial com a criação de duas Diretorias em 2016, a de Economia e Finanças da Aeronáutica (DIREF) e a de Administração da Aeronáutica (DIRAD). A SEFA escreveu sua história por intermédio das ações desenvolvidas por todos que compuseram e compõe seu efetivo, diretamente relacionado ao desenvolvimento da Força Aérea. Para que consigamos realizar todas as nossas atribuições com total eficiência e eficácia contamos com 6.409 dentre militares e civis, alocados nas 25 Organizações Militares subordinadas, a este grupo meu mais profundo agradecimento”, finalizou.

A SEFA tem como missão prover o apoio administrativo, financeiro contábil e patrimonial para o Comando da Aeronáutica (COMAER) cumprir sua missão. Durante o evento, os convidados assistiram ao vídeo institucional comemorativo (clique aqui), que projeta o histórico da organização e as ações desenvolvidas na FAB.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Homenagem

Na oportunidade foram homenageados Ex-secretários da SEFA que lideraram, de forma destacada a Organização Militar. Receberam a homenagem o Tenente-Brigadeiro do Ar Lélio Viana Lôbo, Secretário no período de setembro de 1987 a agosto de 1989; o Tenente-Brigadeiro do Ar Neimar Dieguez Barreiro, Secretário no período de agosto de 2001 a novembro de 2005; o Tenente-Brigadeiro do Ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, Secretário no período de abril de 2009 a abril de 2012; o Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Franciscangelis Neto, Secretário no período de abril de 2012 a março de 2016; o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Secretário no período de janeiro de 2019 a outubro de 2020; e o Tenente-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, Secretário no Período de outubro de 2020 a fevereiro de 2022.

Também foi realizada a Imposição de Medalha Militar de Ouro por bons serviços prestados por mais de 30 anos e de Prata bons serviços prestados por mais de 20 Anos e Medalha de Bronze aos serviços prestados por mais de dez anos. A “Medalha Militar”, criada pelo Decreto N° 4.238, de 15 de novembro de 1901, destina-se a recompensar os bons serviços prestados pelos Oficiais e Praças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em Serviço Ativo.

Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações e imagens da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui