Operação “Estreitos” apreende 10 embarcações e 584m³ de madeira ilegal

Ações ocorreram na região entre o rio Amazonas e o rio Pará

Terminou nesta sexta (28), a Operação “Estreitos”, realizada pela Marinha do Brasil (MB), na área que interliga o rio Amazonas ao rio Pará, na região Norte. O Aviso-Auxiliar “Breves”, em conjunto com uma Lancha de Ação Rápida, conduziram ações preventivas e repressivas contra infrações ao Regulamento de Segurança do Tráfego Aquaviário, delitos transfronteiriços e crimes ambientais.

Durante a operação, que teve início no dia 19 deste mês, as ações de patrulhamento resultaram em 53 embarcações abordadas, das quais 20 foram notificadas e 10 foram apreendidas. Destaca-se a apreensão total de 584 metros cúbicos de madeira ilegal e de um comboio que transportava, de forma irregular, mais de 2.200m³ de madeira, representado risco à segurança da navegação. A operação contou com o apoio de uma equipe de fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, que realizaram a medição da carga apreendida.

Além do efeito dissuasório obtido com a presença dos meios da MB, durante a realização da operação, foram recolhidos cerca de 1 milhão de reais em carga apreendida e aplicadas sanções administrativas e criminais aos envolvidos.

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Subordinada ao Grupo de Embarcações de Operações Ribeirinhas do Norte, a Lancha de Ação Rápida é utilizada na abordagem ao comboio transportando mais de 2.200 m³ de madeira, apresentando excesso de carga

Aviso-Auxiliar “Breves”
Construído em Manaus (AM), em 2018, e doado à Marinha, em 2020, pelo Instituto de Metrologia do Estado do Pará, o Aviso-Auxiliar “Breves” é subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, sendo utilizado em diversas missões operativas. Com frequentes e relevantes participações em diversas inspeções navais e patrulhas navais, destaca-se a sua colaboração com campanhas de vacinação e de prevenção aos acidentes com escalpelamento.

A embarcação tem a capacidade de transportar frações de tropa e de navegar em rios de menores profundidades, podendo operar onde navios maiores não conseguem

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Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).