Instalação de sinal náutico

Com o propósito de contribuir para a segurança da navegação no Rio Paraguai, o Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste, organização militar subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), realizou, no período de 22 de janeiro a 10 de fevereiro, inspeção nos sinais náuticos instalados ao longo do Rio Paraguai, em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Lancha Balizadora de Águas Interiores (LBAI) “Piracema” percorreu, no período, cerca de 1100 quilômetros, de Ladário (MS) até a Foz do Rio Apa. Durante a missão, foram restabelecidas 15 balizas, reconstruídas 14 e efetuadas 52 manutenções nos sinais náuticos do Tramo Sul do Rio Paraguai.

sinal nautico em manutencao a bordo da lbai1
Sinal náutico em manutenção a bordo da LBAI

A sinalização náutica tem como função direcionar o movimento de embarcações, permitindo que o deslocamento transcorra de modo seguro, além de, contribuir com a segurança da navegação local e salvaguarda da vida humana.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).