O Comando Militar da Amazônia apoiou o desdobramento logístico do Radar M200, também conhecido como ‘Vigilante’, na cidade de Parintins, Amazonas. Esta iniciativa, que conta com a coordenação da Prefeitura Municipal de Parintins e da Administração do Aeroporto Júlio Belém, marca o início da fase de homologação operacional do equipamento. O deslocamento aéreo do radar foi realizado com a aeronave KC-390 (Millenium) da Força Aérea Brasileira (FAB), demonstrando a capacidade operacional deste veículo aéreo de transporte de cargas pesadas. O projeto do radar M200Vig é resultado da parceria entre o Exército Brasileiro e a empresa Embraer Defesa e Segurança.
As Capacidades do Novo Radar
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
A missão primordial do novo radar Saber M200 ‘Vigilante’ é a detecção e identificação de alvos, fornecendo dados precisos para o sistema de artilharia antiaérea. Este equipamento de ponta, que será utilizado pelos grupos de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro, tem a capacidade de detectar aeronaves ao seu redor em um raio de até 200 km (150 km para aeronaves de combate), graças à tecnologia de varredura eletrônica ativa.
Cobertura Total e Identificação de Ameaças
O radar M200 assegura uma cobertura de 360° por meio de quatro conjuntos de antenas fixas, cada conjunto cobrindo um setor de 100°, com algum recobrimento entre eles para garantir a total vigilância do espaço aéreo. Além disso, o sistema é equipado com um radar secundário, encarregado do controle de tráfego aéreo. Este radar adicional possibilita a identificação das aeronaves detectadas, classificando-as como amigas ou inimigas, uma capacidade crítica para a defesa aérea do território brasileiro.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395