A região da Foz do Amazonas, rica em biodiversidade e de suma importância estratégica para o Brasil, será palco da Operação CALÇOENE entre os dias 11 e 15 de setembro de 2023. Este exercício de treinamento, focado na defesa do litoral, conta com a participação de diversas Organizações Militares do país. E, para garantir que tudo ocorra conforme o planejado, o 8º Batalhão de Engenharia de Construção (8º BEC), Batalhão Rondon, tem uma missão especial: fornecer o apoio logístico essencial para o sucesso da operação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Transporte Fluvial: Uma Jornada pelo Rio Amazonas

Snapinsta.app 369336035 6523524051036230 946194848811544798 n 1080

O Rio Amazonas, com sua vastidão e importância, será o principal caminho para o transporte dos meios orgânicos da 22ª Brigada de Infantaria de Selva (22ª Bda Inf Sl). Estes meios, que estavam inicialmente em Belém, têm como destino a cidade de Macapá, no Amapá. O 8º BEC organizou o transporte em duas fases distintas. Na primeira, os meios do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS) e do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS) serão transportados de Belém para Macapá. Após essa etapa, a unidade retornará a Belém para a segunda fase, onde os meios da Bateria de Mísseis e Foguetes (Bia MF) seguirão o mesmo trajeto. Ao final, serão impressionantes 4.842 km percorridos no Rio Amazonas, conectando Santarém (PA), Belém e Macapá.

União de Forças em Defesa do Território

O exercício em terras amapaenses não é apenas uma demonstração de força, mas um testemunho da união e coordenação entre diferentes setores das Forças Armadas Brasileiras. Além do Comando Militar do Norte (Cmdo do CMN) e da 8ª Região Militar (8ª RM), a operação contará com a presença e expertise de diversas outras unidades especializadas do Exército Brasileiro. Juntos, eles formam um conjunto coeso e preparado para garantir a segurança e soberania do território nacional.

O Legado da Operação

Snapinsta.app 368565310 820421366249757 6151811420013760368 n 1080

A Operação CALÇOENE é mais do que um exercício militar. Ela representa o compromisso contínuo das Forças Armadas em proteger e valorizar cada centímetro do território brasileiro. Com o apoio logístico do 8º BEC, a operação se destaca como um marco de coordenação, dedicação e amor à pátria.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).