Avião que buscará 2 milhões de doses de vacina na Índia decola nesta quinta-feira

De acordo com o ministro da Saúde, até 16 de janeiro lote de imunizante já estará no Brasil

blank
Imagem: Fiocruz

O Ministério da Saúde informou que o avião que buscará, na Índia, 2 milhões de doses de vacina contra covid-19 decolará nesta quinta-feira (14). O imunizante é desenvolvido pela AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford. As doses são produzidas pelo laboratório Serum.

De acordo com o ministro Eduardo Pazuello, a previsão é de que as doses cheguem no Brasil em 16 de janeiro.

— É o tempo de viajar, apanhar e trazer. Já tá com documento de exportação pronto —declarou.

A Azul Linhas Aéreas será a responsável pela operação. De acordo com a empresa, a aeronave parte de Recife (PE), às 23h de quinta-feira rumo à cidade de Mumbai. A companhia confirma volta para o Brasil no sábado (16), às 15h, pousando no Rio de Janeiro.

Mais cedo, em coletiva de imprensa, Pazuello havia informado que o avião decolava ainda nesta quarta-feira. Logo depois, a pasta emitiu nota e corrigiu a informação.

O avião que irá realizar a operação será equipado com contêineres espessos que garantirão o controle de temperatura da carga de acordo com as recomendações do fabricante, segundo a Azul. A carga é estimada em 15 toneladas. A companhia já tem experiência em transporte desse tipo de carga, realizando esse tipo de serviço com as vacinas da H1N1, por exemplo

A volta ao Brasil será pelo Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, onde as doses serão armazenadas. De acordo com o ministério, a vacina da AstraZeneca será distribuída aos Estados em até cinco dias após o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As doses buscadas na Índia, formuladas pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford e Fiocruz, se somarão às 6 milhões de doses do Instituto Butantan. De acordo com Pazuello, a vacinação começa ainda neste mês no Brasil.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que até domingo (17) terá uma resposta sobre o pedido de uso emergencial das duas vacinas.

Fonte: GZH

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

Receba nossas notícias em tempo real através dos aplicativos de mensagem abaixo:

blank
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui