No dia 9 de julho de 2023, a cidade de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, foi palco de uma grande ação cívico-social promovida pela 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, sob a coordenação do 22º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado. Esta iniciativa fez parte do contexto da Operação Ágata Conjunta Sul, uma ação que visa fortalecer a presença do Estado na região de fronteira, além de promover o bem-estar da população local.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Parcerias e Apoio para a Ação Cívico-Social

Snapinsta.app 359822262 280380784754678 3420184483916896184 n 1080

O evento contou com o apoio de várias instituições. Além do Exército, também participaram a Prefeitura Municipal de Uruguaiana, Secretaria de Segurança e Trânsito, Universidade Federal do PAMPA (UNIPAMPA), Corpo de Bombeiros de Uruguaiana, Guarda Municipal, Marinha e Aeronáutica. Esta ampla rede de colaboração foi um dos destaques do dia, demonstrando a importância da união e do trabalho conjunto para o benefício da comunidade.

Atividades e Apresentações

Snapinsta.app 359836250 280380638088026 8103164973724816659 n 1080

A população compareceu em massa e teve a oportunidade de assistir à apresentação da Fanfarra Charrua, além de demonstrações da Seção de Cães do 2º Pelotão de Polícia do Exército Mecanizado e de Busca, salvamento e combate a incêndio do 3º Pelotão de Bombeiros Militar. Também foi organizada uma exposição de materiais de emprego militar utilizados pelas Forças Armadas, pela Brigada Militar, pelos Bombeiros Militares, pela ROMU e Secretaria de Segurança e Trânsito.

Atendimentos e Serviços à Comunidade

A ação cívico-social não se limitou a apresentações e demonstrações. Foi um momento de grande serviço à comunidade, com os cidadãos uruguaianenses sendo beneficiados com atendimentos pré-hospitalar, médico, odontológico e vacinação. Foi uma oportunidade para a população local de acesso a serviços essenciais de saúde, evidenciando o compromisso da Operação Ágata Conjunta Sul não só com a segurança, mas também com o bem-estar dos cidadãos.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).