ACISO e ASSHOP reúnem população indígena para receber atendimentos médicos e odontológicos gratuitos

Durante a Operação Ágata – Comando Conjunto Uiara, uma ação conjunta das Forças Armadas Brasileiras, foram realizadas iniciativas de assistência social no noroeste do Amazonas. As populações indígenas e ribeirinhas da região receberam atendimentos médicos e odontológicos gratuitos, por meio da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira. As Ações Cívico-Sociais (ACISO) e de Assistência Hospitalar (ASSHOP) tiveram como principal objetivo beneficiar a população com atendimentos em diversas especialidades, incluindo pediatria, ginecologia, psicologia, nutrição, farmácia e laboratório.

Presença significativa na comunidade indígena de Jutaí

WhatsApp Image 2023 05 27 at 220138
Comandante Militar da Amazônia sendo recebido no polo Buá Buá pelo Cacique Sinezinho

As atividades realizadas no sábado (27) foram acompanhadas de perto pelos comandantes militares, incluindo o Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Costa Neves, e o Comandante da Força Conjunta de Operações Especiais, Contra-Almirante Campos Mello. Eles visitaram a comunidade indígena de Jutaí, situada no polo Buá Buá, onde os militares, juntamente com o Distrito Sanitário Especial Indígena do Médio Rio Solimões e Afluentes, prestaram assistência às etnias indígenas Makunadeb do Rio Solimões e afluentes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Forças Armadas e Povos Indígenas: uma parceria de apoio

WhatsApp Image 2023 05 27 at 215834
Crianças indígenas colorem Bandeira Nacional na Oficina de pintura em Buá Buá

O cacique de Buá Buá, Sinezinho, destacou a importância desta colaboração, afirmando: “Sou grato às Forças Armadas, somando com os povos indígenas, trazendo suporte para os povos, estamos satisfeitos com o pessoal das Forças Armadas e o trabalho feito aqui”. Essa parceria não só reforça a presença das Forças Armadas nas regiões mais remotas do Brasil, mas também sublinha seu compromisso em garantir a prevalência do Estado Brasileiro nessas áreas.

Estendendo assistência além da saúde

WhatsApp Image 2023 05 27 at 215944
Militar da área da saúde realiza triagem para atendimento médico

Além dos atendimentos na área da saúde, a Operação Ágata também se empenha em fortalecer a ligação da população local com o Brasil. O hasteamento da Bandeira do Brasil, por exemplo, incitou o sentimento patriótico na comunidade. Da mesma forma, a oficina de pintura, onde as crianças coloriram a Bandeira Nacional, criou uma atmosfera de unidade e orgulho nacional.