O Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) recebeu, no dia 11 de janeiro de 2023, os convidados do evento promovido pelo Instituto INVOZ em homenagem ao aniversário de Ozires Silva, que completou 92 anos. A cerimônia contou com a participação de familiares do homenageado, do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, do Deputado Federal, Eduardo Cury e do Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, além de outras autoridades.

Na ocasião, estiveram presentes a filha de Ozires Silva, Ana Maria Bueno Silva Pinheiro, a neta Ana Márcia Silva Pinheiro Royo e os bisnetos, Guilherme e Pedro Henrique Pinheiro Royo, que receberam o troféu oferecido pelo Instituto #BrazilsBest. Para Ana Maria, receber essa homenagem em nome do seu pai é uma grande honra, pois enaltece a sua importância na história da aviação brasileira.i2311611381808899

“Gostaria de agradecer a presença de todos que ajudaram na organização desse evento, pois sei que ele estaria imensamente feliz se pudesse estar aqui. Foi muito emocionante reviver esse sonho que ele começou há tantos anos, pois são muitas as pessoas impactadas por tudo o que ele realizou”, pontuou Ana Maria.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante o evento, foi exibido um documentário produzido pela Pratt&Whitney Canadá  que destacou a parceria com a empresa desde o projeto do primeiro protótipo do avião Bandeirante. Também foi transmitido um vídeo desenvolvido pelo Instituto Invoz sobre a trajetória pioneira de Ozires Silves na indústria aeronáutica brasileira, contando com depoimentos de familiares, amigos e personalidades que testemunharam sua história de vida.

O DCTA também homenageou Ozires Silva por meio da música intitulada “O menino de Bauru”, de composição do Primeiro Tenente Músico Betovem Dias e voz da Segundo Sargento Rebeca, que pode ser assistida aqui.

A canção retrata o sonho de um menino do interior, dentre tantos no Brasil, que possuía o desejo de voar. Com muito estudo e dedicação, superou as dificuldades de sua época e formou-se engenheiro aeronáutico pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), na turma de 1962. Ozires Silva, com seu pioneirismo e genialidade, sempre acreditou que o Brasil, país do Pai da Aviação, seria capaz de produzir aviões. Assim, dedicou-se à engenharia aeronáutica e tornou possível a fabricação da aeronave Bandeirante, avião que deu origem à EMBRAER.

i2311611382009893O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar, Maurício Augusto Silveira de Medeiros, entregou à filha de Ozires Silva a um quadro com a letra e partitura da canção, destacando, em sua fala, a importância deste grande homem para a aviação brasileira.

“O Doutor Ozires Silva é uma pessoa diferenciada no contexto da indústria aeronáutica brasileira. Em razão do seu empenho para a criação da EMBRAER, ele proporcionou ao Brasil a oportunidade de ocupar um lugar de destaque nesse importante e disputado mercado que tem em seus produtos um alto valor agregado”, enfatizou o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro Medeiros.

Fotos: DCTA, por Cabo J. Alves e Soldado Vitor Costa

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).