Em uma demonstração de responsabilidade e cuidado com as comunidades indígenas, a 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl), em coordenação com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), realizou no dia 10 de março de 2024, um atendimento de urgência seguido de evacuação aeromédica de uma criança indígena na região de Palmeiras do Javari. Esta operação reitera o papel vital das Forças Armadas e dos serviços de saúde especializados em proporcionar suporte às populações em áreas remotas da Amazônia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Amparo aos Povos Originários

2 ATEND VJ

A ação foi conduzida pelo 1º Pelotão Especial de Fronteira do Comando Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron Solimões/8º BIS), reafirmando o compromisso do Comando Militar da Amazônia (CMA) com os povos originários e amazônidas. O resgate, facilitado pelo uso de um helicóptero do DSEI, não apenas salvou a vida de uma criança, mas também simbolizou a solidariedade e o respeito aos direitos e à soberania dos povos indígenas.

Integração de Esforços

Este evento destaca a importância da cooperação entre as Forças Armadas e as instituições dedicadas à saúde indígena, demonstrando a eficácia da integração em situações de emergência. A capacidade de realizar evacuações aeromédicas em territórios desafiadores é crucial para garantir o acesso a cuidados médicos essenciais para as comunidades indígenas isoladas.

Compromisso Continuado

A evacuação aeromédica da criança indígena no Vale do Javari é mais um exemplo do papel fundamental que o Comando Militar da Amazônia e o DSEI desempenham na proteção e assistência às populações vulneráveis da região. Ações como estas fortalecem os laços de confiança e credibilidade entre as Forças Armadas, instituições de saúde e as comunidades indígenas, reforçando o compromisso do Brasil com a saúde e o bem-estar dos seus povos originários.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).