No dia 10 de maio, o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Doutor Montenegro” chegou à Estação Naval do Rio Negro, em Manaus (AM), marcando o fim da XXIII edição da Operação “Acre”. Durante os 111 dias de atuação, a embarcação levou assistência médica e odontológica a comunidades isoladas em diversas localidades do Amazonas e do Acre.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Realizações da Operação “Acre”

No total, a operação contabilizou 5.741 atendimentos médicos e odontológicos, além de 916 exames laboratoriais. Para além disso, 903.528 medicamentos foram distribuídos à população dos municípios de Juruá, Carauari, Itamarati, Eirunepé e Ipixuna, no estado do Amazonas, e de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Rodrigues Alves, no estado do Acre, todos localizados ao longo do rio Juruá.

Equipe de saúde e procedimentos realizados

A equipe de saúde que atuou na Operação “Acre” foi composta por 27 militares, incluindo seis médicos, cinco cirurgiões-dentistas, três farmacêuticos bioquímicos, dois enfermeiros, seis técnicos em enfermagem, dois técnicos em radiologia médica, dois técnicos em higiene dental e um técnico laboratorial. Juntos, eles realizaram 49.175 procedimentos médicos, odontológicos e de enfermagem.

Sentimento de dever cumprido

O Capitão de Corveta Thiago Batista Rocha D’Oliveira, Comandante do NAsH “Doutor Montenegro”, expressou o sentimento de dever cumprido de toda a tripulação ao final da operação. Ele destacou a importância da iniciativa para levar atendimento médico e odontológico a populações carentes, que devido à distância dos centros urbanos, recebem atendimento anualmente apenas por meio do navio.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).