Em um dia especial na capital alemã, a Aditância do Exército Brasileiro na Alemanha decidiu antecipar algumas celebrações de grande importância para o Brasil. No dia 28 de julho, não só foi celebrado o Dia do Soldado, mas também o sesquicentenário do nascimento de uma das figuras mais emblemáticas do país, Santos Dumont. Além disso, o evento marcou a transmissão do cargo de Auxiliar do Adido do Exército e Aeronáutico, passando das mãos do Subtenente Renézio Henrique para o Subtenente Jair Antônio Leichtweis.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Presenças Notáveis e Condecorações

A cerimônia contou com a presença de diversas personalidades, incluindo o Sr. Luiz Eduardo Fonseca de Carvalho Gonçalves, Ministro-Conselheiro da Embaixada do Brasil na República Federal da Alemanha. Entre os momentos mais marcantes, estiveram as entregas de medalhas que reconhecem os méritos e a dedicação de indivíduos ao serviço do país. O Coronel Fernando Augusto Valentini da Silva foi agraciado com as Medalhas da Ordem do Mérito Militar e do Mérito Blindado. Já o Suboficial Gildécio da Silva Malanconi, representando a Marinha do Brasil, recebeu a medalha Bartolomeu de Gusmão. A senhora Ana Maria Victor Berlin, da Embaixada do Brasil em Berlim, foi homenageada com o Título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira.

Reconhecimento Internacional

Em um evento separado, mas ainda dentro das celebrações, o Tenente-Coronel Michael Ziegler, do Exército da Alemanha, foi condecorado com a Medalha Exército Brasileiro. Uma mudança de posto para Bruxelas, na Bélgica, impediu sua presença na cerimônia principal, mas a homenagem foi devidamente realizada.

Mudanças e Novos Horizontes

O Subtenente Renézio, que até então atuava como Auxiliar do Adido do Exército e Aeronáutico, foi designado para uma nova missão no Comando da 3ª Divisão de Exército, localizado em Santa Maria-RS. Em seu lugar, assume o Subtenente Antônio, que anteriormente servia no 5º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Quaraí-RS.

article?img id=16631046&t=1691418540937
article?img id=16631047&t=1691418540975
article?img id=16631048&t=1691418541014
article?img id=16631049&t=1691418541052
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).