No dia 28 de janeiro, na Escola de Aviação do Exército Francês (École de l’Aviation Légère de l’Armée de Terre – EALAT), foi realizada a cerimônia de despedida do representante da Aviação do Exército Brasileiro na França.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A solenidade militar foi presidida pelo Comandante da EALAT, General Pierre Meyer, que realizou a leitura da ordem do dia, destacando o trabalho realizado pelo Oficial de Ligação (O Lig) do Exército Brasileiro junto à Aviação do Exército da República da França, Coronel de Infantaria Marcus Vinicius Soares Guimarães de Oliveira,  o qual exerceu a função ao longo desses dois últimos anos, promovendo relevante troca de experiências entre as aviações dos exércitos do Brasil e da França.

A atuação do O Lig do Exército Brasileiro, como piloto e membro do Estado Maior da EALAT, permite uma constante atualização doutrinária, em segurança de voo e em material de emprego militar, reforçando a importante ligação entre a Aviação do Exército Brasileiro (AvEx) e a Aviação do Exército Francês (ALAT).

Fonte: AdiBRFRBE Aditância do Brasil na França/Bélgica

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).