Rio de Janeiro (RJ) – O Arquivo Histórico do Exército (AHEx) promoveu no dia 18 de agosto, o 1º Ciclo de Palestras, com o “Painel Temático sobre a capacidade de apoio à pesquisa do e o rico acervo sob sua guarda”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento foi presidido pelo Diretor do AHEx, Coronel David da Silva Mezavila e apresentaram-se o Capitão de Fragata Carlos André Lopes da Silva, com a Comunicação sobre “Possibilidades e Limitações da Pesquisa em História Militar no Acervo da Marinha do Brasil: organização e o acesso aos acervos da Biblioteca e do Arquivo da Marinha”; o Subtenente Álvaro Luiz dos Santos Alves com a Palestra sobre “Experiências de Pesquisa no Arquivo Histórico do Exército: o ponto de vista do Historiador”; e o Professor Dr. Fernando da Silva Rodrigues com a apresentação sobre a “A Amazônia na Primeira República”.

O evento foi prestigiado por militares da Marinha, Exército Brasileiro, da Força Aérea e integrantes das Forças Auxiliares, além de público civil de Instituições congêneres, de Universidades públicas e privadas e, ainda, foi transmitido pelo Youtube.

Fonte: Arquivo Histórico do Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).