Fundadores da Soamar-Sorocaba são homenageados com entrega de diplomas de honra

A Sociedade Amigos da Marinha de Sorocaba (Soamar-Sorocaba) celebrou seu 25º aniversário de criação, Jubileu de Prata, em evento que contou com a presença de Soamarinos (diretoria, membros e ex-presidentes), autoridades locais e militares da área de jurisdição do Comando do 8º Distrito Naval.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O atual Presidente da Soamar-Sorocaba, Oscar Fonseca Vieira, abriu a cerimônia ressaltando o papel da entidade, fundada em 28 de janeiro de 1998, em promover a interlocução entre os projetos da Marinha do Brasil (MB) e a comunidade local. O Diretor do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo destacou as diversas contribuições da Instituição. “A Soamar-Sorocaba teve papel relevante na divulgação dos benefícios da energia nuclear, realizando diversos debates junto a escolas e universidades e agricultores locais, com visitas às instalações de ARAMAR, criando assim um ambiente propositivo junto à sociedade da região”.

O Comandante do 8º Distrito Naval reforçou os cumprimentos à Soamar-Sorocaba e evidenciou a importância da entidade. “A Marinha do Brasil conta com as diversas Soamar para o cumprimento de sua missão, principalmente aqui em Sorocaba, onde nasce a Marinha do futuro, sendo um elo com os diversos e significantes segmentos da sociedade local, como aqui vemos, desenvolvendo e divulgando uma mentalidade marítima tão importante para o nosso País”.

A criação da Soamar-Sorocaba foi fundamental para a MB, quando esta se instalava na região para dar início ao seu Programa Nuclear. Na época, um grupo de 20 pessoas, lideradas pelo Prof. Adilson Cesar, uniu-se para formar a instituição, visando esclarecer e informar a população, bem como promover ações em prol da comunidade local.

O evento contemplou, ainda, a imposição da Medalha Amigo da Marinha a personalidades civis da região por contribuírem para a divulgação, junto à sociedade, dos valores e tradições da MB e da importância da mentalidade marítima.

imposicao de medalha amigo da marinha
Imposição da Medalha Amigo da Marinha
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).