Em uma manhã marcada pela emoção e a sensação de dever cumprido, noventa e sete jovens se formaram como Marinheiros-Recrutas (MN-RC) no Núcleo de Formação de Reservistas Navais (NFRN) da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), no dia 27 de junho. Esses jovens representam a Turma I/2023, uma nova geração pronta para seguir a nobre tradição de dignificar o nome da Marinha do Brasil.

Encerramento do Estágio Inicial e Juramento à Bandeira

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A cerimônia de encerramento do Estágio Inicial e de Juramento à Bandeira ocorreu no Campo de Esportes da BAeNSPA, com a presença do Comandante da Força Aeronaval, Vice-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior. Esse foi um momento de grande importância, em que os novos Marinheiros-Recrutas assumiram publicamente seu compromisso com a Marinha do Brasil, selando um pacto de honra e dever com a Nação.

O Primeiro Passo em suas Carreiras Navais

A palavra do Comandante da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, Capitão de Mar e Guerra Robertson Diogo Melo, trouxe um recado de responsabilidade e esperança. Ele lembrou aos novos Marinheiros que a formação na BAeNSPA foi apenas o primeiro passo de suas carreiras navais. Seguir a obra de tantos outros que dignificaram o nome da Marinha do Brasil (MB) é uma responsabilidade que agora recai sobre seus ombros. Por fim, desejou sucesso a todos, ressaltando que o êxito de cada um seria proporcional ao seu empenho.

Reconhecimento dos Melhores Alunos

A cerimônia também foi um momento para celebrar os esforços individuais. Os três primeiros colocados no curso de formação, MN-RC Luiz Felipe Lima Estrela da Silva, Victor Santana de Souza Sacht e João Victor Gomes de Souza, foram agraciados com prêmios. Este reconhecimento destaca a importância de se esforçar ao máximo em todos os aspectos do treinamento e da vida militar.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).