Instalação dos principais componentes externos e interno parece estar concluída ou à beira da conclusão, diz Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais CSIS/High Resolution/Maxar Technologies 2021

Um novo porta-aviões chinês com tecnologia quase igual aos seus homólogos americanos poderia ser lançado em fevereiro do próximo ano, de acordo com uma análise de imagens de satélite feita por um think-tank sediado em Washington.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em imagens fornecidas pelo Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), o porta-aviões — conhecido apenas como o Tipo 003 — pode ser visto quase concluído em 23 de outubro, no estaleiro Jiangnan, em Xangai.

A instalação dos principais componentes externos e internos, incluindo as centrais elétricas e o sistema de lançamento de aeronaves, parece estar concluída ou à beira da conclusão, disse o CSIS.

Apenas alguns itens adicionais — tais como sistemas de radar e de armas — ainda precisam ser instalados antes que o navio pudesse ir para o rio Yangtze, acrescentaram os analistas.

“Com base nas informações disponíveis e no progresso observado em Jiangnan, os autores estimam que o Tipo 003 será lançado entre três e seis meses”, disse o CSIS em um comentário publicado em 9 de novembro.