Em um grande passo em direção à inovação sustentável, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e o SENAI CIMATEC realizaram uma cerimônia de lançamento do SENAI CIMATEC Mar, seu mais novo campus, na capital Salvador. Esta instituição, projetada para auxiliar atividades e pesquisas marítimas industriais e comerciais, surge com a missão de fortalecer a inovação e sustentabilidade atendendo às demandas em crescimento da Economia do Mar. As áreas de atuação contemplam Sustentabilidade Socioambiental, Engenharia Submarina, Tecnologia de Portos, Energias Oceânicas, Amazônia Azul e Desenvolvimento Náutico e Naval.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Uma Estrutura Pronta para Impulsionar a Pesquisa Marítima

A estrutura do SENAI CIMATEC Mar é robusta e bem planejada, contando com um centro de operações, uma embarcação de pesquisa e duas áreas demarcadas na Baía de Todos-os-Santos e na costa da Bahia. Estas áreas serão dedicadas a estações científicas submarinas, usadas para testes de veículos autônomos e protótipos, representando um avanço significativo na pesquisa e desenvolvimento marítimo.

Presenças Importantes e Parcerias Duradouras

O lançamento do campus contou com a presença de várias personalidades importantes. Entre eles, o Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra, e o Diretor do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro, Contra-Almirante (Engenheiro Naval) Alexandre de Vasconcelos Siciliano. O evento também contou com a presença do Vice-Governador do Estado da Bahia, Geraldo Júnior, e uma representação de cerca de 50 militares da Marinha do Brasil.

Em seus discursos, os líderes reforçaram a importância do novo campus para a Economia do Mar e o desenvolvimento sustentável. Eles também destacaram o papel fundamental da parceria entre a Marinha do Brasil e o SENAI CIMATEC, bem como a relevância da cooperação entre a sociedade civil, empresários e entes governamentais.

Futuro Promissor para o SENAI CIMATEC Mar

Com a previsão de iniciar a implantação no segundo semestre de 2023 e entrar em operação em 2025, o futuro do SENAI CIMATEC Mar parece promissor. O novo campus contará com um Centro de Controle de Operações no Porto Organizado de Salvador, onde serão preparados os protótipos para testes e de onde sairão os equipamentos e robôs para embarque. Esta área foi cedida pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA) ao SENAI CIMATEC em abril deste ano, numa parceria que prevê a troca de conhecimento tecnológico e científico, treinamentos e realização de serviços em cooperação.

A cerimônia de lançamento deste projeto pioneiro no campo da pesquisa marítima é um marco significativo na Economia do Mar, e certamente oferecerá grandes avanços para a sustentabilidade, inovação e desenvolvimento naval na Bahia e no Brasil.